segunda-feira, 22 de março de 2010

Sonho Canadense

Porque Quebec ?
A província de Quebec, no Canadá, abriu um programa de imigração para brasileiros.

A região oferece oportunidade para quem deseja trabalhar e viver legalmente no país incluindo a possibilidade de, após três anos de residência no Canadá, obter a cidadania e o passaporte canadense.

O motivo pela abertura das portas ao povo brasileiro para cerca de 54 mil postos de trabalho oferecidos por ano nos mais variados setores é o avançado desenvolvimento econômico da província, que não possui mão-de-obra suficiente para supri-lo.

De acordo com o governo canadense, o crescimento da população, é de 1,48%, o que não acompanha o desenvolvimento econômico. “O nosso avanço populacional deveria ser de 2,1% para suprir as exigências do mercado interno”, diz a agente de imigração de Quebec, Soraia Tendel.

Segundo a agente, a intenção do governo é ampliar a quantidade de brasileiros na região por se tratar de pessoas que têm facilidade para se integrar a uma nova cultura.

“Se trata de um povo que tem boa formação e é muito amistoso”, explica.

Atualmente, cerca de 2,5 mil brasileiros vivem legalmente em Quebec.

Concentração

Em Montreal e na cidade de Quebec, onde estão concentrados os imigrantes, o incentivo a entrada de pessoas do Brasil é grande.

“Os dois municípios e outras áreas da província buscam suprir a carência de mão-de-obra no mercado interno para manter o crescimento econômico da região”, diz Soraia.

De acordo com a agente de imigração, a principal busca do governo canadense é por pessoas que estejam dispostas a trabalhar e crescer com o país. “Há lugar para todo brasileiro que tiver esta intenção”, afirma.

País promete qualidade de vida

A agente de imigração do Canadá alega ainda que a qualidade de vida em Quebec é um dos atrativos para os brasileiros que têm interesse em viver no Canadá.

Enquanto a média de renda per capita no Brasil fica em US$ 6,3 mil ao ano, na província é de US$ 25 mil. A taxa de desemprego do Quebec oscila na casa dos 8%.

“Além disso, a assistência médica é universal, gratuita e eficiente. Quebec ainda oferece escolas públicas de qualidade e baixos índices de violência”, afirma Soraia.

A região é dona do segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá, com 22%. Segundo a representante canadense, a província busca principalmente pessoas que tenham, pelo menos, uma formação técnica. A oferta de vagas não é específica, mas os campos em expansão estão no setor das tecnologias – industrial, química, de serviços, de meio ambiente e da construção.

Governo realiza palestras em SP

O governo canadense tem realizado palestras em diversas regiões do Brasil para dar mais explicações ao interessados em trabalhar e viver no Canadá. Mais informações e as inscrições para o evento podem ser obtidas pelo site da imigração da província do Quebec – www.imigracao-quebec.ca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário